domingo, 2 de junho de 2013

Minhas experiências com a leitura e escrita.








    Ler e escrever são tarefas das escolas.Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento.
    É na escola que o aluno conhece vários tipos de gêneros textuais e suas finalidades,para estimulá-lo a desenvolver uma identidade com o tipo de texto que trará prazer e o desperte para esse mundo mágico da leitura.
   Quando me reporto a esse assunto, tenho na lembrança, situações ricas com o contato com a leitura e escrita. Minha mãe lia contos clássicos infantis, me recordo de um livro grande de capa vermelha e com muitas páginas,que narravam histórias que me fazia ir além. Quando maior li a coleção Vaga lume que me marcou muito, lembro de alguns títulos que compunham essa coleção. Na escrita o que tenho registrado em minha mente, foram as lousinhas que ganhava de meus familiares, no quintal de casa passava o dia inteiro brincando de professora, e riscava algumas letras , nomes.
   Essas experiências com a escrita e leitura, consolidou muito o meu aprendizado, e termino esse meu relato como uma passagem de Newton Mesquita que me despertou atenção.
    "Quando você vê um quadro e gosta muito, a sensação é a de que aquela imagem sempre esteve dentro de você. Com o texto é a mesma coisa: aquilo toca na sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte de sua vida", 

Nenhum comentário:

Postar um comentário