sexta-feira, 14 de junho de 2013




SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: TEXTO “AVESTRUZ” – Mário Prata

Público alvo: 8º ano

01.  Levantamento do conhecimento dos alunos através dos seguintes questionamentos: O que vocês sabem sobre o avestruz? Onde vive e como se comporta?

02.  Como o texto está organizado? Título? Autor? Onde foi publicado? Quem são os personagens? Em que situação estão inseridos?

03.  Leitura compartilhada e checagem de informações.

04.  Referências de lugar (área rural/ área urbana); referências do animal (nome científico, peso, altura);

05.  Comparação: Avestruz/boi, mulher/ avestruz, salsicha/pescoço do avestruz;

06.  Generalizações: o que você achou do texto? Qual parte que você mais gostou?

07.  Inferências locais – vocabulário: atrofiados, abominável, TPM, menopausa, gigolô.

08.  Inferências globais: associação dos distúrbios provocados pela TPM na avestruz; preferência do menino por aves específicas; o avestruz como um erro da natureza.

09.  Contexto de produção: Apresentação do autor - Mário Prata escritor, romancista, novelista – foco no entretenimento.

10.  Finalidade: Fruição estética

11.  Intertextualidade\: O Reformador do Mundo – Monteiro Lobato

12.  Interdiscursividade: Verbete de enciclopédia, textos científicos.

13.  Percepção de outras linguagens: charges/ imagens de avestruz

14.  Impressões finais sobre a análise do texto e das atitudes das personagens frente ao conflito.
Publicado por Patricia  Z. Andreolla
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário